23 de fevereiro de 2011

CARTA AOS CATEQUISTAS

CARTA AOS CATEQUISTAS POR OCASIÃO DA ABERTURA DO ANO CATEQUÉTICO 2011
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA DE ITAPUÍ

Caro(a) catequista,

É com grande alegria que acolhemos o seu SIM!
Desde já, em nome da Paróquia Santo Antônio de Pádua e seu pároco Padre Romeu, do Ministério Catequético, da comunidade, dos pais e dos adolescentes, quero expressar o nosso MUITO OBRIGADO! O nosso desejo de que Deus abençoe ricamente seu coração, sua vida, sua casa, sua família, seus negócios e seus serviços à Igreja.
Como expressou nosso pároco, Padre Romeu, na primeira reunião de catequistas neste ano de 2011, desejamos que este ano seja realmente especial para a catequese em nossa paróquia. Daremos passos importantes para tornar nossa catequese mais efetiva e eficaz.

No entanto, no início de Ano Catequético, gostaria de propor uma breve reflexão do texto evangélico Lc 5, 1-6:
“Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então, sentou-se e, do barco, ensinava as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avançai às aguas mais profundas, e ali lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, em obediência a tua palavra, lançaremos as redes novamente’. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.”

Peço que neste momento você preste atenção aos detalhes desta passagem:
- “a multidão se comprimia”: todos queriam ouvir o que o Senhor tinha a lhes falar – suas palavras não eram simples palavras, mas transformava-se em vida. O que impressiona em Jesus é a maneira com que ele olha cada pessoa na multidão como se fosse única. Que nós possamos aprender com Jesus a olhar com carinho para cada adolescente que nos for confiado neste ministério – como se fosse único; olhar com amor para cada um. “O que fascina em Jesus não é sua capacidade de ressuscitar os mortos, mas a de ressuscitar os vivos”. Que a nossa catequese possa levar VIDA a cada um de nossos catequizandos (adolescentes) que estão cheios de vigor.
- “os pescadores tinham descido e lavavam as redes”: é a mais pura descrição do cotidiano dos pescadores que Jesus chamava a serem pescadores de homens. Quantas e quantas vezes nos encontramos na situação de Pedro – na correria do dia-a-dia, muitas vezes, de dias sem sucesso (não haviam pescado nada), vivendo ao balanço das circunstâncias.
- “Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra”: Que nós possamos fazer a mesma experiência de Pedro: permitir com que Jesus entre em nosso barco. Para isto, é preciso que nós, catequistas, façamos a experiência de uma vida de oração diária, através de oração pessoal, recitação do Terço, leitura da Bíblia, Santa Missa, adoração ao Santíssimo e outras formas; a fim de que não sejamos desanimados pela vivência das circunstâncias cotidianas. É preciso “afastar um pouco da terra” nosso barco.
- “Avançai às águas mais profundas, e ali lançai vossas redes para a pesca”: Há alguns anos, tivemos como lema catequético justamente esta frase: “Avançai às águas mais profundas”. Mas, imagine-se na situação de Pedro: havia tentado pescar a noite toda e não tinha tido sucesso. Jesus chegou e ele já estava lavando suas redes. Tamanho devia ser o desânimo que se apoderava de Simão (Pedro). E Jesus pede que ele pegue tudo de volta e vá pescar novamente – detalhe: em águas mais profundas, mais adiante. Pedro já estava desacreditado.
Neste ponto, não posso deixar de falar que diante de tantas e tantas circunstâncias e modismos que têm surgido no mundo (drogas, sexualidade desenfreada, alcoolismo, ...), muitas vezes, nós, cristãos – além, nós, catequistas – desacreditamos de nossos adolescentes e da juventude. Desacreditamos de que é possível mudar esta situação. Grande parte dos jovens não querem saber nem ouvir de Deus, mas estão carentes do Amor verdadeiro.
Gostaria de que se esclarecesse entre nós que muitas das atitudes e posições de nossos jovens são formas inconscientes de compensarem ou externarem suas carências. Uma carência afetiva é aquele vazio que fica no coração de um jovem por não ter recebido o afeto necessário (adequado), durante as fases de sua formação, por parte das pessoas que lhe são significativas.
O nosso olhar e tratamento carinhoso pode ajudar muito esses jovens, principalmente, se eles fizerem a experiência do AMOR DE DEUS através de nós, catequistas.
Portanto, caro(a) catequista, é Palavra de Ordem de Deus para cada um de nós neste ano de 2011: “AVANÇAI ÀS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS, E ALI LANÇAI VOSSAS REDES PARA A PESCA”!
Gostaria, agora, de chamar atenção ao ponto que nos será mais importante:
- “em obediência a tua palavra, lançaremos as redes novamente”: Pedro não apegou-se ao seu desânimo ou às frustrações que havia sofrido durante aquela noite. Até expressou: “Mestre, trabalhamos a noite toda e não pegamos nada” – Pedro falou ao Senhor o que se passava em seu coração – fez sua oração pessoal. No entanto, logo após, manifestou sua CONFIANÇA INABALÁVEL na palavra do Senhor. Por isso, neste dia, quero convidá-lo(a) a termos a mesma atitude de Pedro: uma CONFIANÇA INABALÁVEL no Senhor.
Pode ser que você seja catequista há muitos anos ou esteja se tornando catequista pela primeira vez, pode ser que você tenha pensado em desistir muitas vezes – talvez, até sem tentar –; pode ser que você tenha se decepcionado algumas vezes com circunstâncias ou cotidianos como Pedro; mas, quero pedir-lhe que acolha esta Palavra de Ordem: AVANÇAI ÀS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS!

Que neste ano de 2011 nossa resposta seja uníssona, forte, confiante:
“EM OBEDIÊNCIA A TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES NOVAMENTE”!

Este será o nosso lema para este ano de 2011. Mas, que não sejam apenas palavras repetidas ou uma frase de efeito, mas que seja nossa oração, nossa palavra de confiança, que saia de nosso coração:
“EM OBEDIÊNCIA A TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES NOVAMENTE”!

Pela bênção e envio que nos foram dados nesta noite, somos pescadores de homens. E, para isto, gostaria de ressaltar algumas características de um pescador:

= conhece os peixes
      É preciso que conheçamos nossos catequizandos. Procure conhecê-los profundamente pelas propostas dos encontros, mas vá além. Procure conhecer as características de cada um e o interior de cada um, história de vida, família, pais, como são nos estudos, em casa, com os amigos, seus costumes, ...
= conhece as épocas
      Procure conhecer as realidades que os adolescentes têm vivido, os lugares que têm frequentado, quais são os modismos que eles têm sofrido influências, a maneira como estabelecem seus relacionamentos, ... Procure estar atualizado(a) sobre a Igreja, as tecnologias, as redes de relacionamento, as notícias da cidade, do estado, do país e do mundo.
= conhece os instrumentos de trabalho
      Para se conhecer os instrumentos, é preciso que se tenha contato contínuo com eles. Portanto, leia com frequência a Bíblia, prepare sua catequese, leia o livro e a apostila, os textos bíblicos de apoio, reze, recite o terço, visite o Santíssimo, participe da Santa Missa; na dúvida, procure ajuda, procure seu coordenador, o Padre, ... estejam sempre bem preparados!
= não deve ser visto
      Muitas vezes, seu trabalho não será reconhecido. Não importa! Dê sempre o melhor de si e seja sempre humilde. Não faça para ser visto pelos homens, mas para que seja visto por Deus. No entanto, esteja sempre aberto para melhorar sua catequese. Os catequizandos são a fonte de informação mais rica de como está indo nossa catequese.
= precisam pescar
      Portanto, façamos o nosso serviço, exerçamos o nosso ministério com vontade, criatividade, discernimento e sabedoria. Peçamos sempre a Deus seus dons e carismas para que possamos exercer da melhor forma possível nosso serviço. Precisamos pescar! Precisamos levar esses adolescentes ao CORAÇÃO DE DEUS, para que ali eles estabeleçam sua morada!!!

AVANÇAI ÀS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS, E ALI LANÇAI AS VOSSAS REDES PARA A PESCA!

“EM OBEDIÊNCIA A TUA PALAVRA, LANÇAREMOS AS REDES NOVAMENTE”!

Fraternalmente,

Thiago Pignatti de Freitas
Coordenador da Crisma

Nenhum comentário: