6 de agosto de 2010

HELTON L. RASCACHI: de calça jeans e tênis

   O quarto santo de calça jeans e tênis é o Helton, fundador da Comunidade Getsêmani.
   Helton, seja bem-vindo a este diário de bordo dos navegantes das naus de Cristo!

Nome: Helton Luiz Rascachi
Quem é você? Sou um jovem de 26 anos, formado em Direito, filho de Vitor F. Rascachi e Angela Ap. de Tilio Rascachi. Sou um cristão em busca de cada dia mais viver os sonhos de Cristo em mim. Sou muito feliz, descontraído, amigo e alguém normal que busca superar suas dificuldades, fraquezas e pecados.
Data de nascimento: 16/04/1984
Idade: 26 anos
Estado civil: Solteira/Namorando (há 6 anos e 7 meses)
Nome da namorada: Luciana Lopes Ravagnolli
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito – Faculdades Integradas “Dr. Raul Bauab” de Jahu
Uma comida: Lasanha
Uma cor: Verde
Maior sonho: Ver minha família em Deus
Uma música: O impossível Ele pode realizar
Um filme: Paixão de Cristo / Karol – O homem que se tornou papa
Um livro: Bíblia
Uma palavra: Verdade e Misericórdia
Um esporte: Karatê e Futebol
Uma qualidade: Compreensivo
Não vive sem: Santa Missa
Uma banda: Mensagem Brasil
Um(a) cantor(a): Eugênio Jorge
Uma saudade: Ser criança
Uma profissão: Engenharia Civil
Um pregador: Padre Léo
Uma comunidade: Canção Nova
Uma passagem bíblica: Prefiro não classificar uma, pois todas são para mim especiais.
Uma realização: Conseguir passar no exame OAB - hahaha
O dia mais belo: Meu encontro pessoal com Deus
O maior erro de uma pessoa: Hipocrisia e egoísmo
Uma distração: Esporte e jogar conversa fora
Um homem: Meu pai - Vitor
Uma mulher: Minha mãe - Angela
Pessoas que lembram sua infância: Nossa, agora você me pegou. São tantas pessoas, amigos, professores, etc.
Um acontecimento: Morte João Paulo II
Melhor sentimento: Paz
Pior sentimento: Ódio e ganância
Um presente: Produtos religiosos, principalmente livros.
Sensação agradável: Estar em meio à natureza.
O que mais lhe faz feliz? Poder fazer alguém feliz. Levar Cristo a uma pessoa. Estar na companhia de Jesus.
Se sua vida tivesse uma trilha sonora, que músicas conteria? Não sei não, nunca parei para pensar nisso.
O que mais gosta de fazer? Estar com os amigos e junto deles partilharmos a vida em Jesus.
Pratica esporte(s)? Qual(is)? Com que freqüência? Sim, futebol, uma vez por semana.
Quais as atividades que você desenvolve na Igreja? Acho que atividade como todos costumam imaginar nenhuma, mas, com certeza, ajudo a edificá-la com minha vida.
Santo de devoção? Ainda não tenho nenhum, mas gosto muito de Santo Agostinho e São João da Cruz.
Conte-nos um pouco de seu encontro pessoal com o Senhor. Foi em um acampamento de carnaval. O Senhor foi de uma delicadeza maravilhosa, tomou-me nos braços e permitiu com que sentisse todo amor. Chorei 3 horas compulsivamente sem parar, mas era um choro de alegria, pois nunca havia sentido tanto amor. Com certeza, foi o sentimento, foi a forma e a pessoa que mais me amou de um modo puro e verdadeiro. Ainda lembro-me da suavidade de seu abraço e do calor de seu olhar. Gratidão, Senhor, por haver me encontrado.
No(s) meio(s) que você convive, como você faz para falar de Deus? Penso que a melhor forma de falar de Deus é deixar com que Ele viva em nós. O melhor argumento é a vivência, mostrando e amando com seus atos. Claro que para Deus ser conhecido é preciso anunciá-lo para isso, busco sempre, na medida do possível, poder apresentar minhas convicções na forma de viver, revelando que elas são para mim um exemplo a ser vivido, pois nasceram do Coração de Cristo que tanto me amou e ama. Evangelizar é ser um novo Cristo.
É possível ser um santo de calça jeans e tênis? O que é preciso fazer? Com certeza. Penso que a primeira coisa é desassociar santidade com infelicidade; isso depende de nós que já buscamos, ou seja, mostrar ao mundo que somos jovens buscando a santidade e que somos muitos felizes e realizados. Agora, aos meus irmãos que querem iniciar esse desafio, o primeiro passo é ficar perto de Deus, o segundo passo é entender que a santidade consiste em buscar a verdadeira satisfação no que já habita dentro de você e não nas oportunidades que o mundo nos concede. Não busque fora o que está dentro de você.
Se você tivesse a oportunidade de falar com todos os jovens do mundo, ao mesmo tempo, o que você gostaria de dizer a eles? Diria que o mundo tem proposto desafios a muitos deles, mas que o verdadeiro desafio incide em ser contrário ao que todo o mundo diz. Buscam, na verdade, uma felicidade que lhe foi roubada, mas a buscam em lugar errado, pois só Jesus pode fazê-los amados. É momento de parar, pensar e decidir.
Uma mensagem final: A verdadeira vitória não consiste em lutar e ganhar grandes batalhas, pois isso seria um ato de valentia, pois na primeira derrota iria desistir. Já, a verdadeira vitória, consiste em todo dia travar pequenos duelos contra você mesmo, sabendo que para ser santo você iria perder muitas vezes, mas jamais desistiria de lutar.

   Helton, muito obrigado pela sua disposição em responder a tantas perguntas e se juntar a nós.

   Não estamos sozinhos nesta luta! Tamu junto!

Nenhum comentário: