10 de maio de 2011

APEGOS E AMIZADES DESCARTÁVEIS

   Por fim, neste último artigo desta série (e poderão surgir outras sobre Amizade), vamos tratar de dois assuntos que assolam muitas amizades.
   O primeiro: APEGO!
   Quantas e quantas vezes não conseguimos nos imaginar sem nossos amigos... queremos controlá-los... sermos verdadeiros donos... onde sei tudo o que ele(a) faz, onde esteve, ... onde me causa ciúmes vê-lo(a) divertindo-se sem que eu esteja junto.
   A felicidade de uma pessoa não pode ficar aprisionada à existência de outra pessoa.
   Até porque as amizades são passageiras...
   (Tudo bem, existem amigos que permanecem uma vida toda, mas, em algum momento, passam! Quer seja pela distância, pelo esfriamento ou mesmo pela morte.)
   Quando condiciono minha felicidade a alguém, perco os maiores bens que Deus me concedeu: minha liberdade e minha capacidade de ser verdadeiramente feliz!
   Minha liberdade, porque condiciono minha existência a alguém, isto é, tudo o que faço gira em torno de uma pessoa.
   E, minha capacidade de ser verdadeiramente feliz, porque, quando sou apegado(a), as atitudes daquela pessoa determinam minha sensação de bem-estar ou mesmo meus sentimentos.
   Amizade com apegos não é amizade de verdade!
   Deixe a outra pessoa livre a fazer suas próprias escolhas (mesmo que não esteja de acordo e sofra com isso) – no entanto, pode aconselhá-la (“Repreende o próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.” Lv 19,17), mas não deve querer escolher por ela.
   Caso não consiga vivenciar uma amizade sem apegos, para experimentar a liberdade e a verdadeira felicidade, só há uma atitude: PODA! Isto mesmo, é preciso podar esta amizade para que possam crescer!
   Talvez, Deus se encarregue de uni-los adiante – caso seja para o bem comum e ambos possam progredir no Amor a Deus e nas atitudes de bem.
   Sem enrolações, por mais que isso lhe cause incômodo, esta é a verdade! Difícil de ser vivida, mas necessária para a felicidade verdadeira!

   E, o segundo assunto, são as AMIZADES DESCARTÁVEIS!
   Mas, o que é uma amizade descartável?
   Amizade descartável é quando sou amigo de alguém até enquanto esta pessoa me proporcione alegrias, presentes, mimos e traga-me vantagens; quando não mais, eu esqueço este amigo(a), descartando-o(a). Nem dou mais “sinal de vida”!
   Já diria a música: “Se alguém prometeu te amar, mas depois partiu te deixando sem mesmo explicar, sem dizer adeus, Deus conhece a tua saudade e as verdades do teu coração...”
   E, quantas e quantas vezes, vemos e experimentamos esta triste realidade...
   Para você que ficou, como diz a Palavra, é neste momento (de tristeza) que você conhece os verdadeiros amigos. Sinal de que não era seu(sua) amigo(a) de verdade.
   Para você que se foi da vida de alguém sem dizer adeus, saiba que você pode ter-lhe causado um grande sofrimento. Se for possível, repare. Ou, ao menos, reze por esta pessoa para que Deus lhe proporcione verdadeiros amigos. Se tiver oportunidade, peça-lhe perdão.
   No entanto, você que ficou, não espere esta reparação! Talvez, a pessoa nem se deu conta do que lhe causou. Perdoe mesmo assim! Ame, mesmo ao longe! E, siga em frente!
   Deus prometeu verdadeiros amigos àqueles que Lhe temem. Seja temente a Deus, ame-O e verdadeiras amizades você encontrará. Pode acreditar!
   Os verdadeiros amigos levam-lhe a Deus!

   Amizades humanas verdadeiras são frutos de uma verdadeira amizade com Deus!

   Fraternalmente,
   Thiago Pignatti de Freitas
   @thiagopignatti
   www.decalcajeansetenis.com

Nenhum comentário: