16 de julho de 2010

EDUARDO: de calça jeans e tênis

   O segundo santo de calça jeans e tênis será o Eduardo. É... o Du que toca na Missa. O Du é um amigo e durante um bom tempo foi meu formador pessoal. Du, saudades de nossas partilhas, irmão!

Nome: Eduardo Santesso
Quem é você? Tenho 31 anos de idade, sou filho de Paulo e Janete e irmão de Ana e Fernando. Sou noivo da Marta, com quem me casarei neste final de ano. Atualmente, trabalho e moro na cidade de Itapuí/SP, onde também freqüento a Paróquia onde fui batizado.
Data de nascimento: 20/01/1979
Idade: 31 anos
Estado civil: Solteiro/Noivo
Nome da noiva: Marta de Oliveira Venore
Formação Acadêmica: 1º e 2º grau completos
Uma comida: Pizza
Uma cor: Azul marinho
Maior sonho: Alcançar o céu
Uma música: A Barca
Um filme: A Paixão de Cristo – Mel Gibson
Um livro: O céu começa em você – Anselm Grün
Uma palavra: Compreensão
Um esporte: Vôlei
Uma qualidade: Silenciar
Não vive sem: A Santa Missa
Uma banda: Mensagem Brasil
Um(a) cantor(a): Eugênio Jorge
Uma saudade: Infância
Uma profissão: Eletrecista
Um pregador: Pe. Fábio de Melo
Uma comunidade: Sede Santos
Uma passagem bíblica: “O resumo perfeito da Lei é o Amor.” (Rm 13, 10b)
Um momento: ... Eis o Mistério da Fé!
Uma realização: Descobrir meu chamado, minha vocação!
O dia mais belo: Sábado Santo
O maior erro de uma pessoa: Não olhar para si mesma
Uma distração: Música
Um homem: Papa João Paulo II
Uma mulher: Minha mãe
Pessoas que lembram sua infância: Meus catequistas, professores, Pe. Arlindo e, principalmente, meus irmãos Ana e Fernando
Um acontecimento: Morte do Papa João Paulo II
Melhor sentimento: Segurança
Pior sentimento: Insegurança
Um presente: Livros
Sensação agradável: Natureza
O que mais lhe faz feliz? São certezas que busco a cada dia alimentar e manter dentro de mim em relação a Deus
Se sua vida tivesse uma trilha sonora, que músicas conteria? Abraço de Pai; Filho do Céu; Sacramento da Comunhão; Prova de Amor; Eu quero amar; Renova-me
Uma frase: “Dois tipos de pessoas devem comungar com freqüência: os perfeitos, para se manterem na perfeição, e os imperfeitos, para alcançarem a perfeição.” (São Francisco de Sales)
O que mais gosta de fazer? Ler
Pratica esporte(s)? Qual(is)? Com que freqüência? Vôlei – aos domingos
Quais as atividades que você desenvolve na Igreja? Canto e Liturgia, Catequese com Migrantes e Coordenação de Grupo Missionário
Conte-nos um pouco de seu encontro pessoal com o Senhor. Costumo dizer que nasci em um “berço de ouro”, não dizendo financeiramente, mas espiritualmente. Tive a graça de desde criança aprender muitos valores dentre os quais sou muito agradecido no sentido da religiosidade, onde me lembro que desde pequeno minha mãe me ensinou a ter gosto e buscar as coisas de Deus, como ir à Missa, rezar o Terço, servir. Com a graça de Deus, venho continuando neste objetivo, lutando para permanecer até o fim.
No(s) meio(s) que você convive, como você faz para falar de Deus? Aproveitando as oportunidades que o próprio Senhor vai preparando no dia-a-dia. Não costumo chegar falando logo de Deus aos outros, mas observo os momentos com atenção, as situações, os assuntos e, a partir daí, entrar com as palavras, e mesmo assim poucas palavras que sinto serem importantes, mas não tanto como os exemplos e atitudes que dependem diretamente da minha vida de oração que nem sempre são constantes.
É possível ser um santo de calça jeans e tênis? O que é preciso fazer? Com certeza! Principalmente dar o seu testemunho! Estar atento também a tudo aquilo que o momento presente vai ofertando e que na maioria das vezes não convém à proposta de santidade que Deus chama. Renúncia é uma das atitudes essenciais pra se buscar Santidade.
Se você tivesse a oportunidade de falar com todos os jovens do mundo, ao mesmo tempo, o que você gostaria de dizer a eles? O momento presente em que vivemos parece-me ao meu modo de ver que os jovens querem descobrir sempre mais e mais coisas novas, ir atualizando-se. A partir daí, convidaria todos a uma experiência de conhecer a pessoa de Jesus, Sua proposta, Suas promessas, Seu jeito de pensar, olhar o mundo, as pessoas, os fatos segundo Ele! Eu diria: Experimente! Vale a pena!
Uma mensagem final: Nada mais pode realizar uma pessoa em sua vida se esta não encontrar sua verdadeira vocação: a Santidade! Seja feliz!

   Du, muito obrigado pela sua generosidade em responder a tantas perguntas e se juntar a nós. Lembrei de você sentado na “cadeira do Mestre”. Um dia eu conto a todos, aqui no blog, qual é essa cadeira...

   A todos nós, mais um exemplo de alguém que luta para ser um santo de calça jeans e tênis.
   Não estamos sozinhos nesta luta! Tamu junto!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabeins pelo Blog..
saudades d vcs!!!

um grande BjO
Fran Paraná
;D